Pages

10 de novembro de 2014

Resenha #27: Dragões de Éter: Caçadores de bruxas - Raphael Draccon

Hey pessoas! Estão bem? Espero que sim!

Venho compartilhar com vocês o meu primeiro contato com uma trilogia :D
Quem acompanhou a minha apresentação e de Leticia, pode ver que eu não tinha muita vontade em ler trilogias, no entanto, fui experimentar esse novo “gênero”, para saber se eu não estava errada em nunca ter lido nenhuma antes. E de fato, sim, eu devia ter experimentado há muito tempo. Calma lá, só li o primeiro livro da trilogia ainda, mas já estou de olho no segundo.

Título: Dragões de Éter: Caçadores de bruxas

Autor: Raphael Draccon

Editora: Leya

Gênero: Ficção infanto-juvenil/Fantasia

Ano de lançamento: 2007

Status: Trilogia
#1 Caçadores de bruxas
#2 Corações de neve
#3 Círculos de chuva

Páginas: 440

Skoob: Link


Dragões de Éter, esse é O LIVRO. Bom, tem umas semanas que o terminei, mas só pude resenhá-lo agora. Dragões de Éter: Caçadores de Bruxas, é o primeiro livro da trilogia do autor brasileiro B R A S I L E I R O, entenderam?!, Raphael Draccon, lançado em 2007 pela editora Leya que fez muito sucesso na época e ainda faz.


De início, é bom esclarecer que, não, o livro não fala de dragões, é apenas uma metáfora referente a “uma fantasia que você alcança através dos seus sonhos”.
A história se passa em Nova Éther, mais precisamente no Reino de Arzallum, na cidade portuária de Andreanne. Já imaginou Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Capitão Gancho, Deuses, semideuses, Reis, príncipes, princesas, fadas, bruxas, tudo numa única história? Se não, coloque sua imaginação fértil a pensar e leia esse livro. Os personagens são velhos amigos nossos de infância, porém, de maneira mais aprofundada filosófica e psicologicamente . Que mãe deixaria uma filha ir sozinha até a casa da avó pelo bosque, sabendo que é perigoso? Essa é uma das perguntas que o narrador nos faz, ele nos faz pensar nos dois lados da história.
Raphael Draccon: O cara!
“Tudo em Nova Ether parece concreto e maciço e pode ser tocado e sentido, mas pode ser modificado e incorporar o incrível a qualquer momento. Essa instabilidade seletiva, propícia ao fantástico, tem explicação. Acontece porque tudo que ali se manifesta é fruto da existência e das consequências de um mundo de semideuses. O caso é que não existe um deus, e nem mesmo existem deuses, em Nova Ether.”

Tudo começa com o narrador nos apresentando os personagens, relatando fatos passados, como uma menina que teve sua avó devorada por um lobo e dois irmãos que foram atraídos por uma casa de doces e quase mortos por uma bruxa malvada.

           “Mas você não pensaria assim se compreendesse os fatos pelo lado animal da história."

A partir daí, conhecemos a nobreza, o Rei Primo Branford, que teve papel primordial na caçada das bruxas de magia negra há muito tempo e mal sabia que teria de enfrentar novamente essa caçada, seus dois filhos, Anísio que seria seu sucessor e Axel, o príncipe mais aclamado pela plebe e a rainha Terra, que antes era uma fada, mas ao apaixonar-se pelo rei, tomou condição física por conta desse amor. Depois, conhecemos Jamil Coração-de-Crocodilo, filho do Capitão Gancho, que vem preparando uma grande invasão na cidade de Andreanne com objetivos bem maiores do que saquear e propagar a violência, aliado aos objetivos de uma bruxa.

“Comparado com outros mundos etéreos, Nova Ether poderia ser taxada como um universo de fantasia. Não seria mentira, afinal, lá existem Reis com "R" maiúsculo, príncipes e princesas em busca da perfeição, lobos famintos, piratas com suas próprias leis, terras invisíveis a quem não tem a sensibilidade necessária para enxergá-las ou que se movem sozinhas além-mar, como se dotadas de vida própria, além de dragões nascidos de elementais ou mesmo da própria quinta- essência. E existe a magia.”

É assim que o livro se desenvolve, muitos personagens, muitos fatos, muitas dúvidas, mas que ao desenrolar da estória ganha proporção e prende a atenção de qualquer um.

Pois bem, o narrador é muito importante neste livro, ele tem grande participação em como contar os fatos, parece realmente um bardo numa taverna, narrando a história cara a cara com você. O período é medieval mas com características típicas contemporâneas, os personagens da plebe falam de uma forma coloquial, enquanto a nobreza de forma mais pomposa.

“- Uhuuu! Lindo! Tesão! Bonito e gosto...
- ARIANE, pelo amor do Criador!!! - João, dessa vez, não se aguentou.- Desce já daí, anda logo - e o menino subiu no balcão para puxar a menina pra baixo.”

O incrível é que, todos os personagens se encaixam perfeitamente, as histórias infantis parecem se misturar, os desenhos que assistíamos quando crianças, como Caverna do Dragão, até referências a estrelas da cultura pop se juntam e fazem todo um sentido, transmitindo uma mensagem profunda e questionadora em diversos campos, sem deixar de ser uma fantasia.

É gente, não discorri muito sobre o enredo para não acabar dando spoilers do livro, e em hipótese nenhuma quero fazer isso. Além de que, a história é bem detalhada, seria interessante a leitura completa para entenderem num contexto maior.

   “E me despeço, sabendo e relembrando que, para que Nova Ether viva, é necessário que eu pense nela.”

Peço perdão se me excedi no número de quotes, é porque cada frase, parágrafo do livro parece ter um significado maior, então não há nada que pode ser dispensado, é tudo muito incrível!
Fiquei muito feliz em amar tanto um livro e saber que é de autoria brasileira, me dá um orgulho tão grande e tem gente que não gosta da literatura nacional,
A capa do livro é muito bonita, o alto-relevo no título dá uma maior sofisticação a obra, bem atraente!

Tenho que dizer, minha visão do mundo, de pensamentos e de sentimentos mudaram e até mesmo se enriqueceram bastante após essa leitura. Raphael, com sua escrita muito peculiar e fácil ao mesmo tempo, propõe e dispõe sabiamente valores que tanto vemos impregnados em nossa sociedade, mas que nem sempre reparamos ou damos a devida atenção. Ele dá asas a nossa imaginação e nos permite sonhar!

“Um sonhador não é capaz apenas de dar vida a novos mundos. Ele é capaz de transformar o mundo em que vive em um mundo melhor. E próximo do mundo que sonha. Porque na jornada por esse sonho ele amadurece. E no amadurecimento dessa concretização ele se modifica. E modifica a si. E modifica ao outro.”

Um dos melhores livros que já li! Amei muito a história! Leia se puder, super recomendo!

                                                                                 Avaliação   

 


3 comentários:

  1. Joyce, juro que fiquei meio assim quando você, toda empolgada, falava que estava lendo Dragões de Eter, pois pensava em algo do tipo aqueles livros que falam de dragões voadores que cospem fogo para todo lado. Então pensava " o que pode ter de tão extraordinário nisso?!"
    Mas como conheço seu refinado gosto por literatura, não a questionei e agora com essa magnifica resenha fico até envergonhada do pré-julgamento e muito curiosa para saber como fatos tão marcantes como os que menciona devam ser abordados ao longo do livro. Isso mesmo, curiosa é como me sinto!
    Adoro quando os argumentos das pessoas são tão bons a ponto de me fazer enxergar as coisa pelo avesso do que via antes! E é isso que acaba de ocorrer ao ler a sua resenha! Ótimo trabalho! Outro fato que me deixa feliz é ver sua alegria por se tratar de uma trilogia escrita por um brasileiro! É isso, além dos maravilhosos autores clássicos temos contemporâneos que nos orgulham com sua literatura e isso é maravilhoso!
    Beijos!
    http://diariodeletramento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico encantada com suas palavras, Zilma! O título da trilogia faz com que imaginemos isso mesmo, mas vai muito além, indescritível *-* Estou muito feliz por você ter gostado e espero que tenha superado suas expectativas :3
      Obrigada, beijos.

      Excluir
  2. Ola. indiquei vcs para fazer uma TAG
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2014/11/tag-liebster-award.html#more

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!