Pages

3 de junho de 2014

TAG #12: Futebol Literário

Olá pessoas! 

Esta é a última TAG da Ação Eu Valorizo a Literatura Nacional e também minha última postagem antes do encerramento. Eu gostaria continuar postando mais e mais coisas para vocês até o último minuto, mas vou precisar fazer uma viagem pelos próximos dias com a finalidade de me tornar oficialmente uma universitária \o/ e não fui capaz de programar tudo que eu gostaria. Mas fiquem comigo - ou com o blog nesse caso - haverá muitas postagens bem legais essa semana! E deixem comentários, prometo que respondo todos quando voltar!

Voltando à TAG de hoje, ela foi criada por nós, blogueiros que promoveram a Ação, no clima de Copa do Mundo. São 10 perguntas tematizadas com expressões do futebol e voltadas para os livros nacionais. Se alguém quiser fazer essa TAG pode ficar a vontade, só deem os créditos a nós. ;) 


1- Banco reserva: Qual o personagem nacional que já ficou na pior friendzone ou então qual personagem de um livro tinha menos destaque/utilidade no grupo.

Hum... O Professor de Capitães da Areia – Jorge Amado ficou numa baita friendzone! Ele gostava da Dora, mas ela só queria saber do Pedro Bala. Fiquei sentida por ele, mas não tinha como não gostar de Pedro e Dora juntos!

Dora e Pedro / Professor e Dora (Imagens da adaptção cinematográfica de Capitães da Areia, 2011)
2- Cartão vermelho: Qual personagem mais hot/desejado dos livros nacionais que você leu.

Difícil de novo... Já conheci muitos rapazes interessantes nesses livros nacionais. Mas acho que nenhum assim tão... “pura sedução”. Quer dizer, tem o Gato de Capitães da Areia que é mestre na arte com as mulheres, mas particularmente não o achei interessante.
Acho que vou ficar com Ian Clarke de Perdida – Carina Rissi. Li há um tempinho e o Ian não  é exatamente galanteador. Na verdade ele é educado, cavalheiro, sério... Afinal ele é um exemplar homem do século XIX. FOFO!!!! Mas essa serenidade de Ian não demorou nadinha pra me arrebatar inteira. Acho que tenho alguma coisa com esse nome, Ian.

3- Gol de placa: Melhor beijo/romance em um livro nacional.

Sei que alguns vão me achar maluca, mas eu sou muito romântica, no sentido literal e literário da palavra, então minha escolha é Aurélia e Seixas do livro Senhora – José de Alencar. Esses dois passaram por separações, brigas, provações, humilhações e muito rancor... Mas o amor deles sobreviveu e, ainda que calejado, perdoou. 
Enquanto eu lia, em meio a toda aquela hostilidade, quando um deles vacilava, quase dando o braço a torcer, eu ficava louca de ansiedade. Então a cena final foi marcante para mim como leitora devota. [risos]

Aurélia e Seixas (Telenovela "Essas Mulheres", 2005)
4- Pior Juiz/Arbitro: Qual o vilão/antagonista que deu mais trabalho.

Eita... acho que ainda não li um nacional com um vilão assim: com um vilão, vilão! Sabe do tipo que é personificado e diretamente conhecido e temido. Mas um dos piores vilões-situação que encarei nas páginas brasileiras foi em Rio 2054 – Jorge Lourenço. Era toda uma situação e tinha muita gente envolvida, fiquei sem saber quem era o verdadeiro culpado de toda aquela confusão até o grand finalle. Atormentador!

5- Melhor torcida: Qual livro teve o melhor elenco de personagens.

Oh Deus! Eu já li tantas histórias com um elenco de arrasar... Os meninos Capitães da Areia; os tripulantes de A Casa de Avis; a galera de A Turma da Rua Quinze; o curioso grupo de aventureiros em A Ilha de Kansnubra; Os Fantasmas, motoqueiros de Rio 2054... O que fazer?
Bom, acho que vou ficar com meus meninos homens, injuriados, mas sonhadores... Os Capitães da Areia. Nunca consigo expressar direito como e porque eles me cativaram, mas isso é inegável.

Alguns integrante dos Capitães da Areia reunidos para escutar as histórias
de Professor. (Imagem da adaptação cinematográfica Capitães da Areia, 2011)
6- Competição acirrada: qual livro nacional com melhor plot twist.

Rá! Rio 2054 – Jorge Lourenço. Para mim até hoje, nenhum outro conseguiu me surpreender tanto a ponto de me fazer reler um capítulo inteiro para ver se não tinha lido errado. Só digo isso.

7- Jogo indeciso: Que livro nacional você teve uma relação de amor e ódio com o protagonista ou algum outro personagem.

Todas as estrelas do céu – Enderson Rafael. Eu adorava e detestava a Carol e o Leo quase na mesma medida. As vezes estava completamente do lado deles, mas às vezes não concordava nem um pouco com suas decisões.

8- Melhor jogo: Que livro você não queria que acabasse.

A Casa de Avis – Marcelo Mússuri. Eu tive uma experiência incrível com esse livro pela forma como prosa literária e história foram desenvolvidas. Volta e meia aparecia uma curiosidade que eu não havia antecipado até ela acontecer, e também tinha a história de cada personagem... Era um mundo sem fim o livro e eu queria continuar a explorá-lo! O jeito é esperar o próximo livro da Trilogia Calicute.


 9- Pênaltis: Qual o livro com final mais tenso.

Já vou citá-lo pela terceira vez, mas pelo que eu sinto e pelo que dei testemunho nas questões 4 e 6 dessa TAG, não consigo pensar em resposta melhor. Rio 2054 me deixou, literalmente, sem fôlego porque eu esqueci mesmo de respirar. E de estudar também, lembro até hoje que era para ter revisado a matéria de Química Orgânica do cursinho, mas adiei por causa do livro. [risos]

10- Festa da vitória: Qual livro você mais ficou satisfeito com o final.

Acredito que tenha sido Memórias de Um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida, não está entre os melhores clássicos que já li, mas não resisti em me simpatizar com o anti-heroismo de Leonardo. Então, no momento em que as coisas entraram nos eixos eu não pude ficar mais satisfeita.

É isso aí, meus caros! Quem ficou animado em participar do jogo pode ficar a vontade, depois deixe o link nos comentários que eu também quero conferir! Podem respondê-la tirando a restrição dos livros nacionais, talvez eu até a responda abertamente em outra ocasião, só não sei se será tão desafiador. Enfim, sintam-se "TAGueados". ;)

5 comentários:

  1. Eu só li Capitães da Areia nestes que você escolheu e eu concordo ;)
    Os demais eu não sei :(
    Mas adorei a Tag, achei muito criativa ainda mas para hoje jogo do Brasil.
    Beijinhos da Leeh

    ( blogs amigos <3 )

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum, por isso nem posso discordar.
    Espero ler um dia destes.

    Ficou super legal a tag.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii Dany, tudo bem?

    Adorei a TAG. Bem interessante. Talvez eu faça ela, sem a restrição dos livros nacionais. Talvez no dia da final da copa. Desses eu só li Capitães da Areia, que eu também adorei e Perdida, e realmente o Ian é um amor, adoroo ele!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Oi Dany!!! Amo tags e achei essa bem bacana!
    Eu não li nenhum desses, mas quero ler Rio 2054 =)
    Beijokas

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu já estava doida pra ler Rio 2054, agora vc me fez ficar mais ansiosa por ele! rsrs parabéns, ficou ótimo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!