Pages

14 de maio de 2014

TAG #7: Gêneros da literatura nacional!

Oi meus amores!

Hoje eu voltei com mais uma TAG especial para a Ação Eu Valorizo a Literatura Nacional! É uma conversinha rápida sobre gêneros literários e, claro, se você também quiser responder pode ficar à vontade, só me avise para que eu possa conferir suas respostas. ;)


Qual o gênero do primeiro livro nacional que você leu?
Nossa... primeiro livro nacional que eu li, eu não me lembro. Li muitos livros infantis realmente não me recordo se houve algum nacional. Vou dizer que foi mistério/investigativo, algo assim, porque o minha leitura nacional mais antiga que eu e recordo foi A Turma da Rua Quinze – Marçal Aquino.

Qual o gênero do seu livro nacional favorito?
Drama. Quer dizer, há um pouco de tudo em Capitães da Areia, mas penso que o cerne da obra é um drama reflexivo, uma crítica social.

Um livro nacional que seja do seu gênero favorito (não pode ser o seu livro favorito caso coincida).
Rio 2054 – Jorge Lourenço. É uma distopia!!! <3 E muito, muito bom. Eu já falei um pouquinho dele por aqui e, inclusive, entrevistei o Jorge Lourenço, para conferir é só clicar aqui.

Um livro nacional de um gênero que você não goste muito, mas que parece interessante.

Tudo de novo – Vanessa Oliveira. É uma biografia do grupo Roupa Nova, eu não curto muito biografias, algumas são interessantes, mas não é uma leitura que me cativa. Entretanto eu amo Roupa Nova e sei que não conheço nem um terço da história do grupo. No início do ano eu vi um senhor lendo o livro durante um voo e fiquei morta de vontade de perguntar o que estava achando, mas ele estava longe e a comissária não me deixou sair andando pelo avião porque estava sentada na saída de emergência. >_<

Qual o gênero predominante na sua estante? Você tem algum livro nacional desse gênero? Se sim, já leu?
Juro que eu nem preciso contar para saber que é romance. Romance de todo tipo (histórico, dramático, YA, NA...) e sem dúvida eu tenho um nacional, mais de um pra ser sincera. Então eu escolhi Sertão de DentroBenedito Teixeira Gomes. É um romance histórico de um autor local, ambientado no sertão nordestino com direito a sinhás, coronéis, vaqueiros e etc. Bem gostosinho de ler.

Qual seu clássico nacional preferido?
Mais uma vez, Capitães da Areia – Jorge amado. Não só clássico como meu livro nacional preferido de qualquer forma.

Um personagem de clássico nacional que você gosta. Por quê?
Aurélia Camargo (Seixas), protagonista do romance romântico Senhora de José de Alencar. Sim, ela é amargurada, hostil e estípida às vezes, tem lá seus motivos, mas para mim a imponência de Aurélia, sobretudo na época da história, é admirável. Ela quer algo, vai atrás e consegue.

Um personagem de contemporâneo nacional que você gosta. Por quê?
Alix, a arqueira intelectual de A Ilha de Kansnubra – Andrews Ulisses. É uma menina forte e com um humor levemente sarcástico. E ela tem um dragão de estimação que eu também queria ter. [risos] Alastor! <3

Qual gênero seu autor nacional favorito mais escreveu?
Drummond é muito conhecido por suas poesias, ao bom e velho estilo modernista, de crítica social. Versos crus, mas profundos e enigmáticos, que compõem um todo impactante. 

Gostaram? Vocês podem visitar os demais blogs participantes da ação para conferir o que o pessoal respondeu sobre a TAG anterior ou sobre essa!

4 comentários:

  1. Olá! Amei a tag! A Aurélia é sem dúvida a minha personagem preferida de toda a literatura, é uma personalidade marcante, e eu tenho uma relação muito especial com o livro Senhora, Alencar com certeza é o meu escritor nacional preferido! Também sou apaixonada por Drummond, também escrevo poesia e as dele sempre me inspiram.
    Bjs...

    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Eu amooo distopias! Quero muuito ler Rio 2054. Eu também não curto biografias, uma ou outra chama a atenção.
    Ainda não li nenhum dos livros que você citou *-* mas vou procurar conhecer alguns ^^
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rio 2054 é um dos meus favoritos, Dryh! Recomendo os livros que citei. ;)

      Excluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!