Pages

7 de maio de 2014

TAG #6: Eu, uma leitora de nacionais.


E hoje tem mais uma postagem especial para a Ação Eu Valorizo a Literatura Nacional. Estatisticamente, a leitura não é o lazer mais apreciado pelos brasileiros e as obras literárias nacionais ganharam um reputação de "inferior" à estrangeira. Dois fatos preocupantes da nossa realidade sócio-cultural, que felizmente, estão sofrendo mudanças gradativas para melhor. Na formação dessa conceituação e suporte à leitura dos livros nacionais, é importante falar com/ler/ouvir pessoas que já tiveram alguma experiência pessoal com a Literatura Nacional, tanto clássica quanto contemporânea. Foi pensando nisso que elaboramos uma TAG especial para a nossa Ação. Com vocês...

Eu, um(a) leitor(a) de nacionais




Qual seu livro nacional favorito?
Meu nacional favorito é um clássico. Capitães da Areia – Jorge Amado. É um livro muito realista e atemporal, verdadeiramente tocante e também polêmico. Além disso, é ambientado na minha terra e eu amo a Bahia. J





Qual seu autor nacional favorito?

Ah, eu digo com todo prazer: Carlos Drummond de Andrade. Poeta, contista, gênio. Drummond tem uma maneira de dizer as coisas que me encanta, não digo que o compreendo cem por cento, mas adoro. Além disso, ele possa uma visão do mundo e do ser humano em suas obras que é inacreditável... Encaixam-se perfeitamente nos dias de hoje, mesmo que tenham sido escritas há tanto tempo. Contos de Aprendiz foi um dos livros que li na infância que mais me fez encarar diferentes sentimentos.


Qual o personagem de livro nacional mais marcante para você?

Marco Polo, protagonista de O Futuro da Humanidade – Augusto Cury. A humanidade dedicada que encontrei nesse personagem, o questionar de suas crenças e razões foi muito marcante para mim. Li-o na durante o Ensino Médio por indicação de um amigo e posso dizer que foi um fator importante na minha escolha de carreira profissional e na minha construção como ser humano.

Qual a sua cor favorita? Encontre um livro nacional com a capa com essa cor.

Nossa eu nunca me decido entre azul e vermelho. São sempre as minhas escolhas, um ou o outro depende do meu estado de espírito. Então, escolhi uma capa linda que tem, basicamente, as duas cores é de um livro que estou ansiosa para ler, um dos próximos da minha lista. :D

Contos de uma fada – Leticia Black


Que dia da semana é hoje? Segundo a lista abaixo, diga um livro nacional que combine com esse dia.

Domingo - Um livro que você não quer que termine ou não quis que terminasse.

Segunda - Um livro que você tem preguiça de começar.
Terça - Um livro que você empurrou com a barriga ou leu por obrigação. 
Quarta - Um livro que você deixou pela metade ou está lendo no momento.
Quinta - O livro de quinta. Um livro que você não recomenda. 
Sexta - Um livro que você quer que chegue logo (lançamento ou compra)
Sábado - Um livro que você quis começar novamente assim que ele terminou. 




Hoje é Quarta-feira, e eu estou lendo um livro nacional no momento: Seraf e os artefatos místicos – controlador de mentes do Gabriel Edgar. Bem bacana! Logo, logo tem resenha. ;)

E aí? Gostaram da TAG? Já leram algum dos livros citados? Sintam-se a vontade para responder também e me enviem o link. 


Dê uma olhadinha no que os outros blogs participantes andam fazendo:

Um comentário:

  1. Oi Dani,
    Já tinha visto sua TAG e não sei porque ainda não tinha comentado!

    Bom, sobre a escolha de Capitães de Areia, só digo que eu preciso muito ler esse livro. Só tem elogios sobre ele e eu preciso conferir.
    Cara, Drummond é o cara! Eu amo os poemas que ele escreveu. Enfim, Drummond é um dos ícones de nossa literatura e claro, sou fã.
    Não conheço o Marco Polo! rs :P

    Adorei suas respostas :D

    Beijos
    Adriano
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!