Pages

16 de maio de 2014

No divã #5: Caminhos da Literatura Nacional

Follow my blog with Bloglovin



Vamos falar mais um pouquinho de gêneros literários para os livros nacionais? Quando não se está habituado a ler ou a ler livros de autores brasileiros a ideia que se tem formada é que qualquer livro com origem brasileira tem: uma linguagem rebuscada, é um romance e tem como tema eventos da realidade cotidiana, idealizados no geral. Isso porque são essas as primeiras impressões que as aulas de literatura brasileira do colégio deixam. Sinceramente.

Entretanto, essa visão de leitura pode nãos ser atrativa para alguém que não tem o hábito e também pode não agradar uma parte dos leitores.
Vai dizer que você discorda? Okay!!!
Como toda informação que se teve durante um bom tempo sobre livros brasileiros estavam relacionadas com esse paradigma o publico leitor do nosso país encontrou materiais que mais lhes interessavam na literatura estrangeira. Os clássicos continuaram a assustar e as obras contemporâneas eram ofuscadas pelos títulos imigrantes. Os autores, então, tentaram a autopublicação, editoras menores tentaram “dar uma força” com as publicações, mas isso não queria dizer que as circunstâncias do autor fossem mais fáceis. 

O que realmente contribuiu para que os novos tempos da literatura nacional criasse alguma força foram as uniões de autores, as redes sociais e os e-books, principalmente quando a Amazon entrou em campo. Sem querer passar a batata quente para ninguém, mas demorou bastante para alguns autores nacionais ganharem espaço nas editoras mais conhecidas por aqui e assim conquistarem uma visibilidade maior com o público.

Com essas chances e algumas opções de caminho, os leitores tiveram a oportunidade de perceber que existem semelhanças e diferenças entre clássicos e contemporâneos da produção literária brasileira.

Aos poucos, foram ganhando destaque histórias e que iam muito além dos romances clássicos ou infanto-juvenis (que já possuíam algum respaldo e autores de renome). Fantasias, thrillers, policiais, comédias, aventuras, épicos, comédias... Foram ganhando espaço na literatura nacional, com excelentes narrações, contextos surpreendentes, enredos envolventes e um vasto leque de linguagens.

O material produzido aqui mostrou que é tão bom quanto o gringo. E assim vamos reivindicando não só o direito a uma literatura financeiramente mais acessível e de melhor qualidade, mas também pelo reconhecimento das cores das palavras de nossos autores compatriotas. Nenhuma das lutas tem sido fáceis, mas os resultados aos poucos vão sendo notados.

Todo passo, por menor que seja é comemorado!
Hoje, alguns autores nacionais são muito conhecidos, outros promissores tem a chance de seguir o mesmo caminho e conquistam o público gradativamente, pela harmonia e fibra que é inato ao brasileiro, como diz nossa cultura. Mas ainda há muitos lutando por um cantinho sob o holofote do reconhecimento.

O público realmente é um fator indispensável, mas a aliança dos profissionais editoriais também é muito importante. Se o autor propõe uma boa história, cabe à editora oferecer espaço e uma boa equipe de revisão e diagramação. É o trabalho em equipe que determina a qualidade do resultado final e sua repercussão. Antes do público leitor, o mercado editorial é um desafio a ser enfrentado e pode ser um dos mais difíceis.

É pela diversidade quantitativa e qualitativa das obras literárias nacionais que levantamos essa bandeira; é pela seleção de autores nacionais que fazemos nosso grito de guerra; é pela conquista mutua entre leitores e autores brasileiros que fazemos a “ola”; é pela dedicação a e reconhecimento desse tesouro verde-amarelo que vestimos a camisa. E como hino, entoamos que conheçam e se deliciem com as surpresas contemporâneas, mas também se encontre na grandeza atemporal dos clássicos da nossa literatura!


Vem fazer parte dessa torcida apaixonada e barulhenta, leia os nacionais!


Fique conosco nesse mês, curta a página!

Um comentário:

  1. OI Dani!

    Ótimo post! É isso mesmo, quando pensamos em literatura brasileira nos lembramos da época da escola e logo vem um bloqueio pelas leituras serem difíceis, enjoadas, mas isso mudou e muito! Os clássicos sempre serão clássicos, são lindo e também devem ser lidos! E agora temos um grande time com excelentes autores e excelentes livros! Me apaixonei por eles e não quero outra coisa!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!