Pages

21 de maio de 2014

Entrevista #5: Giselle Trindade


Ontem eu apresentei alguns livros que estou muito ansiosa para ler, mas que ainda não foram lançados, dentre eles está "Morgana de Charles" da Giselle Trindade. A Gi é uma dar participantes e organizadoras do União dos Autores - um grupo de 20 autores nacionais que possui uma parceira com o ATLT - e além de ser muito carinhosa no geral ela foi super atenciosa, concedendo-me uma entrevista! Eu pensei que seria legal vocês conhecerem a visão de alguém que está iniciando sua aventura no mercado literário nacional! Vamos ver o que a Giselle tem a nos dizer então?


Quem é? Giselle Trindade é formada em psicologia desde 2012, mas não atua na área. Tem 32 anos de idade e "Morgana e Charles" é sua primeira obra publicada. Mora em Minas Gerais, próximo a cidade de Belo Horizonte com seus pais, seu irmão e um cachorro. Viciada em livros, séries e filmes. É uma jogadora de RPG nata, e foi daí que surgiu a inspiração necessária para a escrita dessa história.

ATLT: Como foi seu primeiro contato com a leitura? 
Giselle: Foi através de recomendações de professores, me lembro de ler alguns livros quando era criança, mas depois que cresci acabei perdendo o interesse, porque meus pais tem muito pouco estudo e não sabiam da importância do incentivo a leitura, na minha casa não tinha nenhum livro, só passou a ter depois que comecei a comprar. Anos depois, Harry Potter me fez retomar o gosto pela leitura.
ATLT: Quando você começou a escrever? 
Giselle: Foi há pouco tempo atrás, no ano passado (2013). Eu nunca havia imaginado que me tornaria uma escritora, em um determinado momento da vida surgiu a inspiração, fui colocando as ideias no papel e quando assustei tinha um livro nas mãos. Então surgiu a vontade de mostrar essa história para o máximo de pessoas possível.
ATLT: Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor como referência?
Giselle: Tudo a meu redor passa a me inspirar quando estou em processo de criação e escrita, talvez até mesmo uma simples frase ou texto que leio. Em Morgana e Charles a minha principal inspiração foram as lendas Arthurianas.
Eu não tenho nenhum autor como referência, mas eu admiro muito Tolkien, J.K Rowling, J.R Ward, Christopher Paolini.
ATLT: Quanto tempo levou para escrever seu livro e como foi a experiência? 
Giselle: Morgana e Charles levou 6 meses para ser concluído. Foi uma experiência de aprendizado, pois ele foi o primeiro livro que escrevi.
ATLT: Fez algum tipo de pesquisa para escrever Morgana e Charles? Sua formação em psicologia contribui na hora de construir as personagens?
Giselle: Sim, me aprofundei mais na lendas Arthurianas. Minha formação em psicologia me ajudou bastante na criação de um capítulo em especial, que não posso falar muito sobre ele porque é o capítulo final.
Arte da capa do livro. *-*
ATLT: Como alguém que está publicando sua primeira obra, quais são os desafios para que um autor consiga ser publicado e conhecido no mercado literário brasileiro? 
Giselle:  O principal desafio são as portas fechadas e o preconceito com o autor nacional, o Brasil tem uma cultura muito enraizada do "o que vem de fora é melhor." Com  isso o autor tem toda uma dificuldade para conseguir uma boa editora, as vezes precisa procurar outros meios alternativos para conseguir, e isso custa caro. Uma boa divulgação é primordial, um bom relacionamento nas redes sociais também.
ATLT: Seu livro será lançado durante a Bienal de São Paulo, como espera ser a reação dos leitores?
Giselle: Bom, a data limite é na Bienal de SP, mas acredito que há a possibilidade de ser lançado até antes, porque está bem adiantado. Infelizmente não poderei estar presente na Bienal, porque não sou de SP, mas o livro vai estar lá.
ATLT: Quais são seus planos futuros como escritora?
Giselle: Continuar escrevendo, conseguir publicar minhas histórias e ter reconhecimento no mercado literário. Recentemente eu terminei um livro que é um romance ambientado na Roma Antiga. Por esse ano não tenho intenção de escrever novas histórias, mas já tenho a ideia principal de pelo menos mais dois livros.
ATLT: Como você vê a literatura brasileira atualmente? Quais são suas expectativas para ela no futuro?
Giselle: Algumas coisas melhoraram, mas ainda tem muito caminho a percorrer. Eu espero que as editoras e os leitores deem mais oportunidade para os autores nacionais que escrevem tão bem quanto ou melhor que os de fora.
Charles e Morgana
ATLT: Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido?
Giselle: Realmente essa pergunta para um leitor assíduo é difícil, mas tenho um apego especial a Harry Potter.
ATLT: Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
Giselle: O Oitavo Pecado, da autora Adriana Vargas. Porque é um livro muito bem escrito e a forma como ela escreve te prende do começo ao fim.
ATLT: Um pouquinho da Giselle, por Giselle:
a)Gosta de contos de fadas ou lendas? Qual o seu favorito?
Giselle: Gosto sim. Meu favorito são as Lendas Arthurianas e todo o misticismo que ela permite criar.
b)Que gênero literário você mais gosta?
Giselle: Romances.
c)Gosta de poesia? Algum poeta favorito?
Giselle: Não costumo ler poesias.
d)Uma música.
Giselle: Wasted Time - Skid Row

Queria agradecer a Gi pela simpatia e pela disponibilidade, estou muito ansiosa por ler o livro, também gosto de novelas Arthurianas minha paixão por Merlin que o diga e estou empolgada para deixar minhas emoções serem bagunçadas pela sua história! 

E vocês amigos, gostaram de conhecer a Gi? Querem ler o livro? Podem acompanhar mais informações sobre ele curtindo a página do facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!