Pages

10 de abril de 2014

Resenha #9: Cidade das Cinzas - Cassandra Clare (Os Instrumentos Mortais V.2)





Título/Título original: 
Cidade das Cinzas/City of Ashes
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano de lançamento: 2011
Status: Série Os Instrumentos Mortais
#1 Cidade dos Ossos
#2 Cidade das Cinzas
#3 Cidade de Vidro
#4 Cidade dos Anjos Caídos
#5 Cidade das Almas Perdidas
#6 Cidade do Fogo Celestial
Páginas: 404
Skoob/Goodreads:Link1 / Link2
Onde encontrar: Saraiva


Atenção, contem Spoilers do enredo de Cidade dos Ossos

Depois das revelações bombásticas, as batalhas perdidas e falhas e as ameaças ressurgidas em Cidade dos Ossos... Cidade das Cinzas vem com mais problemas para Clary e seus amigos (?) Acho que mesmo dizer aliados, não ia funcionar bem aqui. Jace seu recém-descoberto irmão, está cada vez mais impossível, e não parece medir esforços para enfurecer a todos. E essa atitude de bad boy não ajuda nem um pouco quando, após o roubo do segundo dos Instrumentos Mortais, a Inquisidora aparece no Instituto para interrogá-lo... Agora Jace é suspeito de ajudar o pai não apenas agora que o “reencontrou” mas desde o início, quando foi morar com os Lightwood.

O Mundo de Sombras introduzido em Cidade dos Ossos começa a se expandir e aprofundar em Cidade das Cinzas. Não apenas porque conhecemos novos personagens da Clave e do Submundo e lugares relacionados, mas principalmente porque acontecimentos recentes têm abalado esse mundo e, dessa forma, afetado todos aqueles que possuem a Visão.



Seguindo o padrão do livro anterior, Cassandra Clare traz uma narrativa em terceira pessoa marcada por perspectivas profundas. Então é doloroso ver Jace passar pelas acusações de Mayrise e pelas mãos impiedosas da Inquisidora, logo após ele ter descoberto o tipo de pai que tem e ter perdido sua paixão por causa de um laço sanguíneo. Além disso, à medida que os problemas despencam sobre as coisas acontecem à volta de Clary, nós sentimos toda àquela pressão e, assim, desejar nunca ter descoberto tudo é algo aceitável.

Valentim rouba o segundo instrumento mortal – a Espada da Alma – e envolve os filhos nisso, ninguém sabe exatamente quais as intenções dele, mas logo surgem indícios de um plano tenebroso, sede de justiça regada a bastante loucura. Cidade das cinzas é um livro com menos cenas de ação que o primeiro volume, em compensação é mais carregado em suspense e diálogos com significados profundos.

Posto que a grande ameaça, Valentim, é o pai de Jace e Clary, os desdobramentos da história estão sempre envolvendo um ou outro, quando não ambos. Jace, após ser rejeitado por Mayrise, “perde a cabeça” e arranja confusão com os licantropes. Eu não esperava que Jace fosse ficar deprimido e cabisbaixo, mas também não imaginei que ele fosse se portar de forma tão ridiculamente rebelde e “mimada”. O Jace que vimos em Cidade dos Ossos era bastante pragmático, racional. Não me convenceu ele ficar tão “dane-se os Lightwood” por causa da Mayrise, enquanto ele ainda tinha a Izzy o Alec e o Max. Etretanto, conforme o livro se desenvolve você pode perceber melhor a dimensão dos danos sofridos por ele e também como ele evolui ao reconhecer as pessoas em sua vida e a lealdade delas.



"-Ora, vamos Jace. - disse Clary. - Você não pode esperar um comportamento perfeito de todos. Adultos também fazem besteiras. Volte para o Instituto e converse com ela racionalmente. Seja homem.
- Não quero ser homem - disse Jace. - Quero ser movido à angustia adolescente, sem conseguir confortar os próprios demônios internos e descontando tudo verbalmente nos outros.
- Bem - disse Luke. -, nisso você está se saindo muito bem."



Já a Clary está mais para “dane-se essa coisa de Visão”. Ela bem que tenta ficar longe dos Caçadores de Sombras, longe do Submundo, longe de Jace, no início do livro, mas esse não é um mundo fácil de escapar, ainda mais agora. Clary tenta iniciar um namoro com Simon, mas Jace não deixa. Não que ele interfira diretamente ou imponha nada, acontece que Jace se meteu em problemas, ele desafiou a Inquisidora, e está em uma encrenca tremenda. Então, Clary tem que ajudá-lo, porque Izzy pediu, porque ele é seu irmão e porque a segurança do mundo depende disso. Clary faz muitas descobertas sobre quem ela é e em quem ela pode confiar.


"-Desculpe.
-Tudo bem. - Ele tocou o rosto dela gentilmente com as costas da mão. - Você ás vezes desaparece completamente dentro da sua própria cabeça. Gostaria de poder segui-la.
Você segue, ela quis dizer. Você vive na minha cabeça o tempo todo."


Um aspecto legal é que os personagens secundários passam a ganhar mais terreno, à medida que outros são introduzidos. Isabelle é apresentada um pouco mais sentimental; Alec mostra uma personalidade constrita cada vez mais forte, mas sua confiança nos outros e em si mesmo cresce bastante aqui.

Simon que pareceu lidar muito naturalmente com tudo isso enfrenta certas dificuldades, além de um grande golpe que irá mudar sua vida por completo; Magnus continua sendo O Magnífico Feiticeiro do Brooklin, mas nós conseguimos ver um pouco mais do seu humor fenomenal, além disso ele acaba entrando para um “time” que ele não estava planejando fazer parte. Luke também tem certo crescimento pela forma como se torna a “figura paterna” da vez.


"-Maia - disse Simon. - Você  ainda é humana.
-Não, não sou.
-Das maneiras que importam, é sim. Assim como eu."

"-Eu sei - disse ele. - Toda vez que você quase morre, eu quase morro também."

Além deles, temos o retorno de Mayrise Lightwood e Max, respectivamente a mãe e o irmão mais novo de Alec e Izzy. Mayrise não causa boa impressão de forma alguma, já Max é uma figura terna sob a óptica dos Lightwood e Jace, mas, sobretudo sob o olhar de Clary. Importante também é a Inquisidora Imogen Herondale, ela é fria, meticulosa, apavorante e odiável, mesmo atuando sob o nome da Clave, é possível perceber que para ela as coisas vão mais além. Conhecemos ainda A Rainha da Corte Seeli e Meliorn (do povo das fadas) e Maia, uma licantrope.


"-Max é como um gato. Consegue dormir em qualquer lugar. - Jae esticou o braço e tirou os óculos do rosto dele, ajeitando-os na mesa próxima. Ele tinha uma expressão no rosto que Clary nunca tinha visto antes, uma suavidade protetora e feroz que a surpreendeu."


Todos as personagens têm papéis estratégicos e cruciais, construindo as passagens do livro, que está repleto de ocorridos interessantes como a visita à corte das fadas, as “reuniões” na casa de Luke ou do Magnus, os episódios no Instituto. Outros locais marcam passagens importantes e muito interessantes, mas não posso citá-los, pois seriam... Spoilers gritantes.

Uma coisa interessante é a cronologia da história, todos os acontecimentos de desdobram de forma tão intensa que você sente como se houvesse transcorrido semanas durante a leitura, mas na verdade todo a história de Cidade das Cinzas se passa em questão de 7 ou 8 dias, isso me deixa maravilhada, pois é uma leitura profunda e deveria ser exaustiva, mas não, é estimulante! Provavelmente, o contrabalanceamento do drama com a comicidade na história contribui para isso.


"Magnus estalou o dedo novamente, de forma ameaçadora. - Levante.
- Ou você vai ser o próximo a ir pelos ares - disse Simon, contente.
- Não há necessidade de esclarecer o meu estalar de dedos - disse Magnus. - A implicação ficou bem clara no estalo em si."


O livro é dividido em três partes, assim como Cidade do Ossos, e a diagramação proporciona uma leitura confortável com fontes e margens boas, além de uma divisão ágil dos capítulos, sendo um ou outro mais extensos. A revisão da editora também ficou boa, não percebi traduções ou trocas que pudessem causar confusão durante a leitura, há algumas pontuações faltosas nos diálogos, mas nada muito prejudicial. A capa é linda! Amo tons de azul. Os brilhinhos são um charme, mas infelizmente, eles se desgastam com o manuseio.

Eu sou fascinada pelo mundo criado por Cassandra Clare e com certeza essa é uma história que agradará aos fãs de temáticas sobrenaturais e fantásticas. Cidade da Cinzas é um livro com revelações importantes para a série, então vale a pena conferir!

Avaliação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!