Pages

28 de fevereiro de 2014

Especial #5: Baile Literário de Carnaval


Então, aí está o Carnaval. Estranho eu falar disso porque eu não sou muito fã de festas, aglomerações ou folias... Mas sempre achei legal os blocos de rua que comemoram com fantasias e marchinhas. Acontece que nessa empolgação que o pessoal está em correr atrás do trio-elétrico, pular na micareta ou o que quer que seja, eu só consigo pensar em como seria divertido andar pelas ruas vestindo fantasias, brincando com confetes e pulando mais que dançando. É eu sei, eu tenho essas estranhezas de vez em quando. Fiquei pensando em tanto tipo de fantasia que o pessoal veste... e imaginei como seria o "Bloco Literário".

Não entenderam? Imaginem então um bloco de carnaval onde as pessoas fizessem Cosplay dos personagens de livros! Provavelmente, sair pulando marchinhas pela rua não desse muito certo. E se tudo fosse um Baile de Fantasia? Essa é a proposta desta postagem: as sugestões de fantasias que vieram à minha mente. Vamos enlouquecer um pouquinho? Vai ser divertido!






Eu fiz teatro por um tempo e costumo ajudar minha mãe nos projetos culturais da escola em que ela trabalha, de forma que eu acabo pensando em algum personagem envolvido com alguma coisa. A lista de possibilidades é vasta! Mas uma história que sempre rende boas caracterizações é "Alice no país das maravilhas" e a minha personagem preferida é o Chapeleiro Maluco!
Tem o Coelho, o Gato Risonho, a Rainha de Copas, os "Gorduchinhos", a Alice, o Chapeleiro, as Cartas... Enfim, opções para todos os gostos!







Não sei porque... mas lembrar de Alice trouxe outra história clássica com ótimos personagens para caracterização: "O mágico de Oz"! Como não amar os sapatinhos de rubi da Dorothy? E ainda tem o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão, a fada Glinda e Bruxa do Oeste! Dá para brincar com a criatividade infinitamente, porque a lista de combinações é mais longa que a estrada de tijolos amarelos!











Falando em personagens legais e lugares extraordinários, aqui vai uma das minhas histórias favoritas: "Peter Pan". E em se tratando da Terra do Nunca é claro que não podemos pensar em qualquer pirata, porque há o Capitão Gancho, muito menos em qualquer fada, afinal temos a Sininho!!!! E os meninos perdidos, e os índios, e as sereias, e a Wendy e seus irmãos... Acho que mesmo não estando na Terra do Nunca, eu jamais vou poder evitar que essa criança tome conta de mim quando o assunto é caracterização! Haha!






Bom, quanto mais eu penso mais personagens eu lembro! Saindo dos clássicos infantis e deixando de lado os contos de fadas, ainda sobram mais opções do que eu posso contar com os dedos das mãos e dos pés!




Há o Quasimodo e a Esmeralda de "O Corcunda de Notre Dame", há os Mosqueteiros, há os Caçadores de Sombras de "Os Instrumentos Mortais" e também os uniformes mais divertidos e inconfundíveis como os de Hogwarts de "Harry Potter" e os do Acampamento Meio-sangue ou Júpiter de "Percy Jackson. 
E ainda tem: o Robin Hood e o Sherlock Holmes; os anjos caídos de "Fallen", "Hush, hush" e companhia; os muitos seres fantásticos de "As Crônicas de Nárnia", mas que sem dúvida a melhor aposta seria o inesquecível Senhor Tumnus; os elfos e arqueiros e hobbits e demais habitantes da Terra Média de "O Senhor dos Aneis"; o estilo oriental e futurístico de "As Crônicas Lunares", sobretudo em se tratando dos moradores de Luna e dos semelhantes ciborgues da adorável Cinder. 





Além do mais, se tem alguém que entende de carnaval e de extravagância são os moradores da Capital de Panem, extraordinariamente bem representados pela radiante Effie Trincket, ou se você for mais radical e prático pode aderir ao "estilo tributo e/ou Katniss" de ser. Ainda, são opções: cavalheiros da tábula redonda, ogros, beberrões da taverna, românticos como Romeu e Julieta, idealistas ou miseráveis como os franceses de Victor Hugo, os olhos de cigana obliqua e dissimulada de Capitu, ou os trajes nativos de Iracema...

Já deu pra perceber que esse seria um evento bem badalado, hum? Não que nós precisemos realmente do carnaval para isso, afinal já nos sentimos assim, mergulhados em cada um desses mundo e culturas quando estamos lendo! Mas se você tivesse que escolher, com tantas opções, qual seria a sua aposta?

3 comentários:

  1. Eu adoro essas fantasias badaladas!
    Eu já fui à festas a fantasias fantasiada de Katniss, dos Jogos Vorazes (estilo tributo o/ ) e de Doroty, do Mágico de Oz! Eu adoro esse tipo de festa! Eu ainda quero me fantasiar de bruxa, como se eu fosse uma aluna de Hogwarts! Só preciso dos acessórios para isso! ^^
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legaaaal! Eu adoro me fantasiar como o Chapeleiro... toda vez dá alguma coisa diferente! :D

      Excluir
  2. Alice, meu conto preferido. Se tivesse um baile a fantasia com certeza seria minha primeira opção :D
    Seus posts contém ótimas ideias :3

    http://cicatrizesliterarias.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!